quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

[RESENHA] A Chave para Rondo - Emily Rodda

Título: A Chave para Rondo
Autora: Emily Rodda
Editora: Fundamento
Páginas: 304
Nota: 4/5
SinopseImportante! Gire a chave apenas três vezes. Nunca gire a chave enquanto a música estiver tocando. Nunca segure a caixa enquanto a música estiver tocando. Nunca feche a tampa antes de a música acabar. Ao se tornar dono da caixa de música que estava em poder de sua família havia várias gerações, o garoto Leo Zifkak não tem a menor intenção de quebrar nenhuma dessas regras.
O mesmo não se pode dizer de sua prima Mimi, que desobedece a uma delas e traz de volta uma magia há muito adormecida. Está aberto o portal para Rondo, o mundo mágico contido na caixa de música!
Quando a traiçoeira Rainha Azul sai de dentro da caixa e sequestra o cãozinho de Mimi, os primos partem em uma perigosa e inesquecível jornada para resgatá-lo. Enquanto percorrem as desconhecidas paisagens de Rondo, os dois descobrem que têm tarefas ainda mais difíceis pela frente. E que há uma forte ligação entre eles e aquele estranho lugar...
Mas como sobreviver em uma terra onde feiticeiras, dragões, animais falantes e outros seres fantásticos são lugar-comum e não tão inofensivos quanto parecem?

A Chave para Rondo, primeiro livro da trilogia escrita por Emily Rodda e publicado pela editora Fundamento, conta a história de Leo Zifkak, um garoto considerado como normal, até quando herda a caixa de músicas da tia-avó - um objeto trazido por Rolo Langlander em uma de suas viagens. Este presente vem com um monte de regras  e Leo não pretende quebrar nenhuma, uma vez que a caixa está na família há gerações.

Já a prima dele, Mimi Langlander, que está passando uma temporada na casa de Leo tem uma ideia diferente. Enquanto o primo estava distraído, ela, furtivamente, pegou a caixa de músicas e deu corda mais vezes do que o imposto pela regra. De início, nada aconteceu, mas depois, borboletas azuis que estavam pintadas ao redor da caixa surgiram voando no quarto do menino e sumiram após a música acabar. 

Depois de girar seis vezes, outra forma aparece: a Rainha Azul. Ela, de início incentiva Mimi a ir com ela, mas sua atenção se volta para Brutus - o cachorro da menina - e a rainha acaba levando-o para dentro da caixa de música - para Rondo. Os garotos então, partem em busca de Brutus, descobrindo os segredos e as maravilhas presentes na caixa.


Com uma incrível narrativa, Emily consegue descrever cada momento, detalhadamente e com uma grande precisão.

Para o tornar mais atraente, as páginas tem, na parte inferior, alguns desenhos tão... tão fofos e delicados! Adoro quando vem com pequenos detalhes no livro; são simples, mas tornam a leitura mais agradável. Além disso, a capa é super linda e traz a caixa de música por dentro.




Sobre o texto, a história é narrada em terceira pessoa, mas apenas com a visão de Leo. E assim, eu achei um pouco parecida com As Crônicas de Nárnia, mas com o desenrolar da história, ela seguiu um caminho diferente e me surpreendeu positivamente. A narrativa flui rapidamente e ela pode ser lida por crianças também! Mas não pense que este fato faz com que a história seja infantil, na verdade ela é recomendada para crianças e adultos. 

O que me deixou angustiada foi o fato deste livro não ser conhecido por quase ninguém! Gente, esse livro é incrível! Mas poucos o conhecem. Se você ainda não o leu, não perca seu tempo, providencie-o já. Tenho certeza que você não se arrependerá. Indico para aqueles leitores que curtem uma boa aventura, com uma pegada de magia e um toque de delicadeza. 

Se gostou da resenha, não deixe de comentar!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que mistério! Ótima leitura! Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Te indico a leitura. É uma aventura de tirar o fôlego!

      Excluir