sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

[RESENHA] A Menina da Neve - Eowyn Ivey

Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 348
Nota: 5/5
SinopseAlasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.


Olá! Tudo bem? Antes de tudo, sugiro que observem a capa do livro. Gente, que coisa mais fofa! Eu achei tão... tão simples, tão meiga! Me apaixonei por ela... Bem, vamos ao que mais interessa.

O livro conta a história de Mabel e Jack, um casal que não pode ter filhos. Essa notícia faz parentes e amigos olharem de forma diferente para eles e por isso, resolvem morar no Alasca com o intuito de se afastarem dessas pessoas.



Mas essa ideia só faz com que a relação entre o casal se esfrie ainda mais. Após tempestades e nevascas, eles acabam conhecendo os Benson, uma família totalmente diferente do que Mabel e Jack estavam acostumados a ver. Com um espírito aventureiro, amigo, acolhedor e companheiro, Esther e George se tornam os melhores amigos do casal.

Até que um dia, após uma pequena guerra de bolas de neve, Mabel e Jack resolvem fazer uma criança de neve e ela, no dia seguinte, desaparece, assim como as roupas que Mabel fez para vesti-la. Com o passar dos dias, Mabel e Jack avistam uma menina loira correndo com uma raposa vermelha. A princípio, acham muito estranho, mas é essa simples criança que fará com que o amor cresça novamente entre o casal. (Enquanto tentam convencer à Esther e George que a menina existe, eles começarão a perceber que nem tudo que parece, é).



Um livro realmente cativante logo nas primeiras páginas. A história narrada em terceira pessoa não flui tão rápido, mas, assim como a neve, ela é densa, lenta, mágica e com um certo toque de delicadeza. Não é à toa que foi vencedor do Prêmio Pulitzer – um prêmio entregue aos profissionais que se destacam nos campos do jornalismo, da literatura e da música.

Vale a pena ler. Muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário