sábado, 9 de janeiro de 2016

[RESENHA] O Livro dos Vilões - Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu

Título: O livro dos vilões
Autores: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Nota: 5/5
Sinopse: Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.

Oi, oi, gente! Antes de tudo, desculpem-me!!! Precisei fazer uma viagem e não deu para escrever, por isso fiquei algumas semanas sem publicar nada, mas agora, voltei. E com livros incríveis! Para começar, trago um livro diferente, descontraído e que pode ser lido nas férias. Ele não tem apenas um protagonista, mas vários, sendo eles, os vilões clássicos dos contos de fadas. Os títulos de cada história são: #stepsisters - sobre saltos e sapatos; Menina Veneno; Quanto mais afiado o espinho e A menina e o lobo. Abaixo, resenharei sobre cada conto.


O primeiro conto, de Cecily von Ziegesar, narra a história da Cinderela, na qual, o Baile de Solstício de Verão do Elite Club se aproximava e as irmãs exploram a ingenuidade de Cindy, sua meia-irmã e obrigaram-na a ficar a noite inteira na fila para que consigam os tão desejados sapatos para o baile. Nesta história descobrimos uma fada madrinha incomum, reviravoltas inesperadas e um príncipe não tão encantado. O ponto negativo que eu achei é que este conto foi bastante superficial. Se resumia a sapatos, redes sociais e status. Por várias vezes Cindy narra a história, sendo que este seria o papel das irmãs "malvadas". Mas teve uma narrativa curta e é por isso que faz fluir rápido. Mas, ainda assim, este ponto negativo não foi o bastante para estragar a história. Ela continuou sendo divertida e abordou temas do nosso cotidiano.



Este segundo conto retrata a história de Branca de Neve e tem como protagonista, Malvina - uma das mulheres mais bonitas do mundo (se não a mais bonita). A trama da história ganha início quando Bianca, sua enteada, começa a “tomar posse”, como diz Malvina, do que - por direito - era para ser dela: torna-se a "Menina Veneno", atinge a pontuação máxima em um aplicativo que, após tirar foto mostra o nível de perfeição da pessoa, dentre outras coisas.
Uma história realmente incrível, na qual, mesmo depois de ler este conto, não consegui considerar Malvina como a vilã! Vocês precisam ler para entender. Me cativou logo nas primeiras páginas e assim como o primeiro, flui tão rápido que você sente vontade de ler mais e mais, mesmo já tendo acabado.



Agora, vamos para meu conto preferido: A versão de "A Bela Adormecida". No conto em análise, a conhecida vilã chama-se Malena. Assim como toda a sua família, ela recebe o título de bruxa - um termo dado pelas pessoas que se julgam “normais”. Mas o que realmente deixa Malena irritada é o fato de receber este título sem nunca ter feito algum tipo de magia negra. Além disso, as pessoas olham de um jeito diferente para ela, praticam vandalismo na sua casa e faltam-lhe com respeito. Mas, é na calada da noite que estas mesmas pessoas vão às casas das ditas “bruxas” à procura de ajuda para seus problemas - mas nunca constroem o respeito!
Este conto traz Malena como uma adolescente que procura se portar como o dito “normal”, mas ela não deixa de sofrer com as acusações de todos, após descobrirem seu segredo.
Narrado em primeira, foi um conto tocante. A autora aborda temas obscuros da nossa sociedade de um jeito indireto, como o bullying, o preconceito, entre outros. Nunca havia lido nenhuma obra de Diana Peterfreund, mas esta foi realmente incrível!



E para fechar com chave do outro, o livro traz a história "A menina e o lobo". Neste conto mostra a angústia e a indignação sofridas pelo conhecido lobo dos contos de fada que participa da história da Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, Pedro e o lobo... Mas é somente ele que sofre com danos físicos: tem a sua barriga cortada, é queimado, etc. E mesmo assim, não ganha o reconhecimento que merece. Então, sob influência de um anão, ele parte em uma aventura imprevisível onde tentará derrotar o Narrador.

Este é um conto que muitas pessoas elogiam, mas eu não o considero como o melhor conto. Eu consegui entender o motivo de tantos elogios e realmente é uma história tocante, mas particularmente, achei as primeiras páginas um pouco confusas, pois é um conto com narrativa poética - não me identifico muito muito bem com este tipo de linguagem - mas fora isso, é um livro divertido e encantador.

Bem, então é isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha; não deixem de comentar. Logo lançaremos a resenha de "O livro das Princesas"!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Esse livro é muito, muito fofo!!!!
    O meu conto preferido certamente foi o Menina Veneno, sem dúvidas, mas é um livro muito gostoso de ser lido, sem dúvida.
    Amei a resenha hihihihi, já virei fã!

    ~Por Bruna <3

    ResponderExcluir
  2. Oie Bruna! Realmente, é um livro muito bom! E tem um extra: O livro das princesas. São livros que você lê em uma tarde e quer mais! rsrsrs
    Também curto seu blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir